Skip to Content

* Captura de carbono estimada de 20 kg de CO2 e por árvore acumulada ao longo de cinco anos, com base em estimativas reduzidas de taxas de crescimento tropical seco e húmido de bases de dados globais de reflorestação.

O impacto real a nível de carbono de cada projeto de reflorestação da Priceless Planet Coalition será avaliado após cinco anos, com base em dados recolhidos ao longo do processo de monitorização.

Em Setembro de 2021, foram realizadas plantações e sementeiras diretas em seis regiões em paisagens prioritárias em Nova Gales do Sul e Victoria. Os nossos parceiros em Victoria ocidental estão a recuperar habitats essenciais para a espécie ameaçada Cacatua Negra de Cauda Vermelha (Calyptorhynchus banksii graptogyne) do sudoeste.

Com uma alimentação especial, este pássaro depende quase exclusivamente das sementes da espécie de árvores Eucalipto de Baxter (E. baxteri) e Eucalipto de casca de areia (E. arenacena) como fonte de alimento, durante todo o ano. Com mais de metade deste habitat desbastado para a agricultura e grande parte do habitat restante em más condições, a falta de fornecimento adequado de alimentos é uma das principais causas das falhas a nível da reprodução — as fêmeas na incubação deixam os ninhos em horas irregulares, pois os parceiros machos não conseguem fornecer uma alimentação adequada. Como resposta a este problema, as organizações Greening Australia e WindaMara Aboriginal Cooperative plantaram 2.500 eucaliptos de Baxter na propriedade de Kooreelah, da cooperativa WindaMara Aboriginal Cooperative, com 1.200 hectares, localizada numa área conhecida como sendo muito utilizada por esta espécie ameaçada.

O efeito devastador dos desastres naturais

Durante as épocas de incêndios de 2019 e 2020 na Austrália, arderam mais de 18,6 milhões de hectares de terra, matando pelo menos 37 pessoas e milhões de animais, e destruindo mais de 5.900 edifícios, incluindo mais de 2.800 casas de habitação. Foram libertados para a atmosfera novecentos milhões de toneladas de dióxido de carbono, o que equivale a quase o dobro do total das emissões anuais de combustíveis fósseis do país.

Os desastres ambientais estão a tornar-se mais intensos todos os anos. A vida das pessoas, dos animais e mesmo das plantas está interrelacionada e, por isso, a recuperação pode ser longa e difícil. A iniciativa Priceless Planet Coalition está à procura de formas de evitar ou reduzir o risco e, caso aconteçam desastres desta natureza, criar o caminho para assegurar que todos podemos recuperar mais rapidamente e eficazmente.

A associação Greening Australia celebrou uma parceria com as instituições Conservation International e a Fundação Minderoo para apoiar e revitalizar as comunidades afetadas pelos incêndios e para recuperar as paisagens destruídas, ao mesmo tempo que desenvolve um modelo de resposta aos desafios de resiliência contra os incêndios e os desastres naturais.

Natureza do terreno

Nova Gales do Sul

As Terras Altas do Sul (Tablelands) formam uma área geográfica caracterizada por um terreno plano e elevado. A sua estrutura florestal inclui floresta aberta de eucalipto com 20 a 35 metros de altura, uma densidade variável de arbustos e uma cobertura herbácea-gramínea diversificada e relativamente contínua. A área de florestas indígenas da região de Riverina é composta principalmente por Floresta Aberta de Eucalipto Médio, Floresta de Eucalipto Médio e Floresta de Eucalipto Mallee. O oeste de Sydney é, em grande parte, composto por colinas baixas e vales amplos, com florestas indígenas compostas por copas de árvores abertas, solo coberto de erva e camadas de arbustos e pequenas árvores.

Victoria

O Otway Central situa-se na Planície de Otway. Os sistemas fluviais desta área constituem uma elevada prioridade devido ao enorme valor ecológico e ao fornecimento vital de água para consumo. A Gippsland é uma paisagem onde crescem algumas das árvores mais altas do mundo. As cordilheiras são profundamente retalhadas com declives moderados a íngremes e numerosas ravinas e riachos. Este é o local de origem das nascentes de muitos rios que correm para as enseadas, baías e estuários na costa sul de Victoria e fornece um habitat essencial para o Petauroides volans, um marsupial planador nativo da Áustrália considerado uma espécie ameaçada.

Métodos de recuperação


Plantação de árvores
Plantação de árvores numa área sem qualquer dossel florestal para alcançar objetivos específicos.


Plantio de enriquecimento
Restabelecimento estratégico de espécies-chave de árvores numa floresta ecologicamente degradada pela falta de certas espécies, sem as quais a floresta não consegue autossustentar-se de forma natural.

Sementeira direta
Dispersão ativa de sementes (de preferência misturas de sementes indígenas e ecologicamente diversas) que permitirão a regeneração natural, desde que a área seja protegida de alterações. Esta é uma categoria diferente da plantação de árvores jovens.

Espécies de árvores

Nas Terras Altas do Sul, a associação Greening Australia está a restabelecer as camadas de árvores e arbustos da floresta, determinando pelo menos 12 espécies apropriadas para esses tipos de habitat, incluindo as seguintes espécies únicas, plantadas à mão:

  • Eucalipto de caixa amarela (Eucalyptus melliodora)
  • Eucalipto vermelho de Blakely (E. blakleyi)
  • Eucalipto de caixa vermelha (E. polyanthemos)
  • Eucalipto goma de repolho (E. amplifolia)
  • Eucalipto prateado (E. cinerea)
  • Eucalipto hortelã-pimenta de folha larga (E. dives)
  • Eucalipto casca de corda vermelha (E. macrorhyncha)
  • Acácia mimosa (Acacia dealbata)
  • Acácia retinoide (A. mearnsii)

No oeste de Sydney, está a ser avaliada uma mistura diversificada de 28 espécies únicas de origem local, adequadas para as comunidades vegetaus da Planície de Cumberland em cinco locais.

Nas regiões de plantação de Victoria, estão a ser plantadas 37 espécies únicas para restaurar o habitat de comunidades vegetais ameaçadas.