* Captura de carbono estimada de 20 kg de CO2 e por árvore acumulada ao longo de cinco anos, com base em estimativas reduzidas de taxas de crescimento tropical seco e húmido de bases de dados globais de reflorestação.
O impacto real a nível de carbono de cada projeto de reflorestação da Priceless Planet Coalition será avaliado após cinco anos, com base em dados recolhidos ao longo do processo de monitorização.
O corredor de elefantes asiáticos Dalma-Similipal situa-se entre os estados indianos de Jharkhand e Odisha. As atividades de mineração pesada e as culturas temporárias destruíram grande parte das florestas naturais do corredor, que serve como proteção para a migração dos elefantes e os mantem longe das quintas. Os elefantes que antes viviam em liberdade estão agora restringidos a 15% da sua área de distribuição original - e a sua população caiu para metade.
A iniciativa Priceless Planet Coalition na Índia vai ligar essas duas áreas protegidas através da plantação de árvores com o objetivo de aumentar a cobertura florestal, aumentando assim a integridade ecológica do corredor e a área disponível para os elefantes se alimentarem. Todas as árvores plantadas serão de espécies indígenas ou autóctones, para apoiar outras espécies de animais importantes na área, como o tigre real de Bengala, em vias de extinção. A Partner Grow-Trees, que está no terreno há 13 anos, também vai colaborar com a população local, gram panchayat locais (governos de aldeia) e o Departamento Florestal, para cultivar árvores nos lugares certos e garantir a viabilidade do projeto a longo prazo.
A população local vai cultivar as árvores jovens em viveiros florestais durante seis meses, sendo depois distribuídas durante a estação das monções. A avaliação da sobrevivência das árvores é feita um ano após a plantação, por auditores independentes, e passado esse período a gestão do projeto será feita pelas aldeias locais. Os direitos sobre as árvores caberão às comunidades locais, que poderão obter rendimentos provenientes da colheita e venda de produtos florestais, como frutas e medicamentos tradicionais. A Grow-Trees já plantou mais de 9 milhões de árvores e criou mais de 742.000 dias de trabalho para comunidades rurais e tribais, através desta abordagem.
As áreas do projeto estão localizadas na periferia das cordilheiras florestais de Dalma e Similipal e têm um clima temperado com precipitação anual de 1.200 a 1.600 milímetros. Ao viverem no caminho da monção do sudoeste, as comunidades enfrentam chuvas fortes nos meses de julho e setembro. O local em Singhbhum de Leste, no estado de Jharkhand, faz parte do planalto de Chota Nagpur, caracterizado por terrenos montanhosos com colinas, planaltos, vales e planícies. Nesta área, a vegetação é principalmente seca e espinhosa nas encostas rochosas das colinas. O local no distrito de Mayurbhanj, no estado de Odisha, faz parte da região agroclimática do planalto central norte. Localizado longe da faixa costeira, o distrito apresenta um clima subtropical com verão quente e inverno frio com chuvas constantes. O distrito contém uma vegetação luxuriante e verdejante, uma miríade de fauna e um património cultural rico.
Plantação de árvores
Plantação de rebentos numa área com pouco ou nenhum dossel florestal para alcançar objetivos específicos.
Recuperação de vegetação riparia
Intervenções específicas nos caudais hidrológicos e povoamento vegetal para melhorar a função ecológica de uma zona húmida ou zona ribeirinha degradada.